Suponha que os humanos não tenham um olfato superdesenvolvido em comparação com o "nariz" de nosso amigo canino. O olfato de um cachorro é 10.000 vezes mais sofisticado que o nosso. Por exemplo, cães de observação treinados para trabalhar em diferentes campos são usados hoje. Mas seu animal de estimação também pode ser de grande ajuda para você com seus sentimentos mais desconfortáveis.
1. Açúcar no sangue
Estudos confirmam que os cães podem cheirar a uma queda no nível de glicose no sangue. Eles podem identificar isso pela mudança de cheiro no nosso suor. Essa habilidade pode ser crucial para um dono de cachorro com diabetes. Pesquisas mostram que os cães também podem analisar nossas mudanças comportamentais.
Portanto, assim que o seu “médico de estimação” perceber que você cheira mal ou que você está estranhamente sonolento, ele começará a agir. Os cães podem começar a mostrar sinais de estresse e tentar chamar a atenção de seus donos.
2. Câncer
Cientistas explicam que o câncer faz com que as células funcionem de maneira diferente do normal, a fim de desenvolver o tumor. As células danificadas produzem um tipo específico de proteína que um cão pode cheirar. A pesquisa mostrou que os cães são capazes de detectar câncer de pulmão através da respiração e o de próstata ou de bexiga através do cheiro de urina. Outros estudos estão sendo realizados continuamente nessa direção, e esses animais também mostraram confiabilidade no rastreamento de câncer de pele.
Hoje em dia você pode encontrar cães farejadores em clínicas que tratam diferentes tipos de câncer, incluindo câncer de mama. Esta é uma ferramenta valiosa no diagnóstico em estágio inicial.
3. Identidade
Enquanto a maioria de nós reconhece os outros pela aparência, os cães usam o olfato para diferenciá-los. No nariz de um cachorro, o cheiro de cada pessoa é tão único quanto uma impressão digital.
Além disso, os especialistas nos garantem que os cães podem reconhecer uma pessoa ou lugar familiar, mesmo que o cheiro esteja misturado com perfume ou outros "sinais" após o contato com outras pessoas. Essa habilidade é amplamente utilizada no trabalho policial para encontrar pessoas desaparecidas após várias emergências.
4. Convulsão de epilepsia
Os cientistas confirmam que os cães podem detectar uma futura convulsão até 45 minutos antes de começar. Acredita-se que esses animais podem cheirar um odor particular que anuncia doenças. Assim que seu cão perceber o perigo, ele tentará chamar sua atenção latindo, por exemplo. E se você tiver uma convulsão, seu amigo de quatro patas estará lá para protegê-lo.
5. Suas interações com outros cães
Os cães enviam mensagens uns aos outros através de feromônios que podem ser encontrados na urina, pele, pele e fezes. Então, se você estiver visitando um amigo de estimação, seu cão saberá de tudo! Esteja preparado para o seu cão cheirar você enquanto tenta descobrir com quem você interagiu. A mensagem terá informações sobre a raça, tamanho, saúde e outras características do cão com o qual você “enganou”.
6. Gravidez
O nariz de um cão pode detectar as menores mudanças em seu odor corporal. Se você está grávida, seu corpo está passando por uma séria mudança hormonal que seu animal de estimação não pode perder. Especialistas dizem que os cães podem detectar os estágios iniciais da gravidez através do cheiro e pequenas mudanças nos movimentos do corpo. E o comportamento deles mudará porque agora você é uma nova pessoa para eles.
7. Tempestade ou furacão
Desde os tempos antigos, os animais estão mais próximos da natureza do que os humanos. E hoje, estudos científicos provaram que os cães podem sentir até as menores mudanças no ar, prevendo uma tempestade ou outro desastre. Isso, combinado com a maior sensibilidade dos cães a campos geomagnéticos e vibrações, torna a previsão bastante confiável.
Comentários
Postar um comentário